Parceiros:

Assistência Social

Existe uma coisa que é trabalhar numa Obra Social como voluntário, mas existe algo bem maior, que é trabalhar numa Obra Social Espírita aprendendo a servir ao Senhor Jesus...

Mais responsabilidade? Certamente que sim, mas também uma imensurável oportunidade para todo aquele que tiver "olhos de ver, ouvidos de ouvir" e acima de tudo sensibilidade para perceber o vasto campo de crescimento e aprendizado que se descortina à frente de todo aquele que busca sinceramente, no trabalho social, o aprendizado prático da Doutrina Espírita.

Com o passar do tempo algumas importantes descobertas vão sendo feitas, porém a primeira e a mais marcante de todas é a certeza de que somos nós, os trabalhadores, os principais e maiores beneficiados; descobrimos também o quanto em verdade estamos longe de vivenciarmos o verdadeiro sentido da palavra caridade, infinitamente mais abrangente que o simples ato da doação material, algumas vezes tão fácil de ser feita.

Mas certamente, podemos afirmar o quanto é boa e prazerosa a indescritível sensação de estarmos sendo úteis, auxiliando para que pessoas tenham uma vida melhor, de mais compreensão, de mais alegria e harmonia.

Acompanhar o processo de crescimento do grupo através de um trabalho organizado e sério, com bases nas Leis de Deus, é muito bom! Servir com Jesus numa Obra Social Espírita abrange desde a preocupação da sintonia com os Guias Espirituais do trabalho como também o relacionamento com os amigos que compartilham conosco, passando pelo imenso amor e compreensão que devemos aos beneficiários da causa.

É na luta do dia a dia que paulatinamente vamos conquistando os sentimentos formadores da verdadeira caridade como a entendia Jesus: benevolência, perdão e indulgência, conforme nos diz a resposta dos Espíritos a Kardec na questão 886 de O Livro dos Espíritos.

Há que se desenvolver a capacidade de lidar com o diferente respeitando-o, de aceitar as mudanças buscando compreendê-las, de ter a resistência necessária a todos aqueles que se proponham a servir a Jesus. Cada um de nós que vive a experiência de trabalhar numa Obra Social Espírita, em particular na "nossa" OSAA, teria certamente muito a dizer àqueles que pretendam vivenciar a deliciosa experiência desse trabalho – e olha que há muito trabalho!

Fica, assim, nosso convite para que venham conhecer nossa OSAA e dividir conosco a enorme alegria de estarmos trabalhando com JESUS, por JESUS e junto com todos os Guias Espirituais de nossa amada Casa. Esperamos contar com a ajuda de todos os corações desejosos de trabalhar no bem... Como diz Antonio de Aquino, patrono de nossa Casa: "QUE O AMOR ÚNICO DE DEUS INSPIRE TODAS AS ALMAS PARA O BEM"!